Terça-feira, 13 de Maio de 2008

Blue Road Show - Lubango

 

A segunda paragem da nossa tournée Blue Road Show teve lugar no Lubango, capital da província Huíla e antiga Sá da Bandeira. Decorreu no passado sábado no Pavilhão do Benfica do Lubango (que mais poderia ser… o Glorioso está em todo o lado) e estiveram presentes cerca de 2000 pessoas. Foi mais uma grande noite da Blue, onde o Anselmo Ralph, o Paul G, os Zona 5 e o Leokeny brilharam ao mais alto nível, muito bem acompanhados por cantores locais e pela nossa pequena estrela Blue, a Telma, que cada dia que passa brilha mais, arrancando uma grande ovação do público ao interpretar dois temas da Yola Semedo. Parabéns à Telma pela prestação no espectáculo e pelos 15 anos comemorados durante o espectáculo.
 
Se no post anterior referi que quanto mais conhecia Angola, menos gostava de Luanda, depois de ver Lubango e as suas atracções turísticas fiquei convencido. Lubango fica situada num vale, entre montanhas, fazendo lembrar Portugal e uma das suas e tantas serras. O tempo não foi muito mas conseguimos dar uma escapadinha e ver algo mais que a cidade. Num dos intervalos de preparação para mais um espectáculo desta fantástica tournée pelas províncias de Angola, subimos um morro a 2100 metros de altitude para ver de perto a estátua do Cristo Rei. Não que não se veja bem da cidade, mas sim porque lá de cima conseguimos avistar toda a cidade e a região em volta. O monumento foi instalado em 1957 numa altura em que Lubango ainda se chamava Sá da Bandeira, no tempo colonial. Andreia, ias adorar cá voltar, a tua antiga cidade é um fascínio quase irreal.
 
Mas o Cristo Rei é apenas uma das poucas maravilhas da região. Demos também um salto à Serra da Leba. Um portento de engenharia, com uma estrada que desce a serpentear a serra e onde a paisagem muda a cada curva. Acreditem que é de tirar o fôlego com tanta beleza.
 
Num dos finais de tarde, subimos, por montes e rochas, até à própria mãe natureza. A Tundavala. A Tundavala é uma fenda, um abismo que termina numa escuridão de árvores, cobras e mistérios. Dizem que muitas vidas acabaram ali, durante os anos sombrios da guerra, e é triste pensar que mesmo a maior beleza esconde um lado de horror e morte. Em frente, lá muito em baixo, estendendo-se até ao limite do horizonte, vemos as terras dos mucubais envoltas por uma imensidão verde, aparentemente sem fim. Estão a ver o Robert Redford e a Meryl Streep no África Minha? A sensação deve ser a mesma. Brutal! Numa outra qualquer parte do mundo a Fenda da Tundavala já estaria transformada num destino turístico de eleição, com bilhetes para entrar e visitas guiadas, com histórias macabras dos antepassados e até mesmo com restaurantes, mas aqui não é mais do que um miradouro perdido no fim de uma estrada de cabras. Talvez seja melhor assim. Parto de volta para Lubango com a sensação de que nenhuma fotografia lhe faz justiça. Aquilo não é possível, todavia está ali.
 
E quando o dia termina e o sol se põe, cai a noite, silenciosa carregada de pensamentos e emoções, que transparecem como as estrelas no escuro, tão perto e ao mesmo tempo tão distantes. Neste momento, no meu sonho, o que seriam conversas longas e interessantes, sorrisos e carinhos traçados, não passam agora de imagens colocadas num álbum fotográfico ou até mesmo num ipod. Se o dia se torna noite, nós também nos transformamos e os sonhos assumem aqui todo o protagonismo. A beleza dos sonhos existe. Até já!
 
 
Beijos e abraços,
 
Conde de Angola

publicado por Conde de Angola às 11:32
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Dinis Lacerda a 13 de Maio de 2008 às 20:07
Plicas que belas fotos!!!!!!!!!!!!!
Um ABRAÇO


De Afrika a 13 de Maio de 2008 às 22:30
Obrigado por me ir mostrando assim devagarinho a minha terra... não imaginas o bem que me sabe ler-te e descobrir Angola ao mesmo tempo que tu!
Obrigado pelas imagens.
Beijo


De Nuno Neves a 16 de Maio de 2008 às 19:54
Finalmente a tirar o pó da máquina ;) , grandes fotos para nos dares um bocadinho de inveja .... xllente


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 3 seguidores

.pesquisar

 

.Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
23
24
25
26
27

28
29
30


Eurico Feliciano

Criar seu atalho

.posts recentes

. Blue Let's Dance Party

. A Vida É Uma Festa!

. Red Cola - Momento Zero

. Road Show Blue 2009

. 457 Dias em Luanda

. O meu pedaço de papel...

. Blue Festival 2009

. Sim, é Natal!

. E lá vão 13... Parabéns D...

. I'm Back

. Férias...

. 31 de Julho, o dia do Con...

. Escrevo porque preciso de...

. Alambamento

. Finalmente África!

. 6 meses já lá vão...

. Portugal num Lusco Fusco....

. Blue Road Show - Lubango

. Team Operativa

. Onde estou?

.links

.arquivos

. Novembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008