Sábado, 4 de Outubro de 2008

I'm Back

De todas as vezes que regressei a Angola, esta foi talvez a que menos me custou. Desta vez foi diferente. Regresso à minha vida, à vida que agora me espera, depois de tanto passado o presente é tudo aquilo que tenho e tudo o que escolhi. O futuro… esse é sempre incerto, mas acato-o porque tenho a certeza que tudo nos corre pelo melhor. Gosto de pensar assim.

 
Voltei numa altura em que se comemorava a vitória aparentemente exagerada do MPLA. Espero sinceramente, que a mesma conduza Angola ao clube dos países cujas leis têm em conta os direitos fundamentais de todos os indivíduos e que todos consigam rever-se nas instituições do Estado que os representa.
 
Sabiam que:
. Angola é 14 vezes maior que Portugal;
. O ponto mais alto é o Monte Moco no Huambo com 2620m de altitude;
. Os principais rios são o Kwanza, o Cunene e o Cubango;
. O clima assenta somente em duas estações: Cacimbo (seco e frio – de Junho a Setembro) e Verão (quente e húmido – de Setembro a Maio);
. Angola está dividida em 18 províncias, onde Luanda é a mais pequena e é a que tem maior densidade populacional;
. 66% da população está inserida nas classes sociais mais baixas;
. Estima-se que em 2010 Angola possa ter 18,5 milhões de habitantes;
. Em média cada mulher tem 7 filhos.
 
É com esta realidade que vivo todos os dias, é neste país que desenvolvo a minha actividade profissional e que gozo isso dá. Iniciámos na semana passada a 2ª edição do projecto, “Canta com Blue nas Escolas”, acção desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação, que tem como objectivo criar momentos de diversão através de acções extra-curriculares e descobrir novos talentos na área da música. O vencedor de cada escola é apurado automaticamente para a grande final, onde será encontrada a Estrela Blue 2008.
 
Os dois primeiros finalistas já estão encontrados. As duas meninas, ambas de 12 anos que interpretaram temas de Patrícia Faria e Vanessa Camargo das escolas de Viana e Cacuaco respectivamente brilharam com as suas vozes melodiosas e garantiram o acesso à grande final, mas os dançarinos de Kuduro não ficaram atrás e arrasaram ao fazer vibrar os muitos alunos que assistiram a estas duas primeiras eliminatórias. Outro dos momentos altos, foi a entrada na escola dos cantores Leokeny, Cage One e JD, que se juntaram à festa Blue e vieram abrilhantar o espectáculo com a interpretação de alguns temas, deixando os alunos em estado de euforia.
 
Grande parte destas crianças vivem nos musseques, onde as crianças que ainda não vão à escola costumam andar a correr de um lado para o outro só de cuecas. As tais cuecas garridas que contrastam com o castanho baço da paisagem. As que vão a escola andam de bata branca. Algumas transportam um banco, porque infelizmente ainda são bastantes as salas de aulas que só têm chão e quadro. As crianças angolanas cantam, riem e dançam porque não conhecem outro mundo…
 
Terminada a segunda eliminatória que se realizou na escola do Cacuaco, passei por casa, troquei de roupa e fiz-me à estrada com destino ao Sumbe. Estávamos a patrocinar o “Festisumbe”, o maior evento de música realizado em Angola. Quis lá ir para dar uma força à equipa. Pelo caminho ficaram umas vinte brigadas da polícia e mesmo parando em algumas consegui livrar-me das já famosas gasosas (suborno à polícia). Estou a ficar vivo, não me levam assim sem mais nem menos.
 
Já no Sumbe, fiquei deslumbrado com a adesão do público a esta festa e fascinado com a brilhante presença da Blue no patrocínio a este evento. Só para terem uma ideia, no sábado eram sete da manhã e o nosso Trio Eléctrico ainda servia de palco aos mais resistentes. Foi duro, mas no final soube bem arrumar tudo e vir de consciência tranquila pelo trabalho realizado. Mais uma vez a Team mostrou que é operativa. Obrigado rapazes, vocês são os maioooooooooooooooooores!
 
Entretanto o mês de Outubro promete… esperem para ver!
 
 
Beijos e abraços,
 
Conde de Angola

publicado por Conde de Angola às 00:29
link do post | favorito
De Marco a 24 de Novembro de 2008 às 14:18
Mais notícias que é bom, nada né? Ah e tal e o camandro, não tenho tido tempo e mais não sei quê... Pois pois... Dever ser...
;o)
Já temos saudades dos posts à 2ª feira!!

Grande abraço, bro!


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 3 seguidores

.pesquisar

 

.Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
23
24
25
26
27

28
29
30


.posts recentes

. Blue Let's Dance Party

. A Vida É Uma Festa!

. Red Cola - Momento Zero

. Road Show Blue 2009

. 457 Dias em Luanda

. O meu pedaço de papel...

. Blue Festival 2009

. Sim, é Natal!

. E lá vão 13... Parabéns D...

. I'm Back

. Férias...

. 31 de Julho, o dia do Con...

. Escrevo porque preciso de...

. Alambamento

. Finalmente África!

. 6 meses já lá vão...

. Portugal num Lusco Fusco....

. Blue Road Show - Lubango

. Team Operativa

. Onde estou?

.links

.arquivos

. Novembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

Em destaque no SAPO Blogs
pub